sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Plenária Nacional da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) iniciou, na noite de terça-feira, dia 4 de outubro, sua 13ª Plenária Nacional, que se encerra hoje, dia 7. O evento discute questões internas da organização, inclui uma convocação para o 11º Congresso Nacional da CUT (Concut), programado para 2012 e, sobretudo, debate o posicionamento da entidade frente às demandas dos trabalhadores e da sociedade. Dirigentes sindicais e militantes de todas as categorias e ramos de atuação filiados à central participam do evento, cujo tema é "Liberdade e autonomia sindical – Por uma nova estrutura sindical".

Reforçando a unidade na ação

Trabalhadores da Heineken, PepsiCo e Nestlé se reunirão no próximo dia 10 de outubro em São Paulo, na sede da Federação dos Trabalhadores em Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), com o objetivo de promover ações conjuntas, a partir de seus respectivos sindicatos, para melhorar as condições de trabalho nas empresas acima mencionadas.

Em diálogo com o Sirel, Antonio Gonçalves Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Araraquara, e representante dos trabalhadores da Heineken nesta cidade, disse: "Este encontro é muito importante, porque reunirá várias organizações que têm em suas bases trabalhadores dessa cervejaria transnacional.

O objetivo principal é coordenar ações conjuntas com a Rel-UITA, que nos permitam conhecer um pouco mais sobre esta empresa que é relativamente nova no Brasil".

Cabe lembrar que há pouco mais de um ano, a Heineken adquiriu as cervejarias Kaiser e Bavaria, no Brasil, que naquela época eram propriedade da Fomento Econômico Mexicano (FEMSA).

Um dia na História

Dia 8 de outubro na História
1914 – Estado de sítio no Rio contra movimentos operários.
1967 – Che Guevara é baleado na perna e capturado pelo exército boliviano.
1970 – Médici declara no Rio Grande do Sul que “o homem não foi feito para a democracia”.
1980 – Libertado José Sales de Oliveira, último preso político (desde 1971).
1987 – Primeira greve na história do Banco Central. Atinge oito estados.
1998 – José Saramago é o primeiro escritor da língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.
1998 – Quatro dias após reeleger-se, FHC anuncia acordo com o FMI, incluindo pacote fiscal (28/10) com drástico corte nos gastos sociais.