quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil discute trabalho decente

Durante quatro dias, a partir desta quinta-feira, será realizada a 1ªConferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. O país vai expor avanços e fragilidades no mundo do trabalho e tentar decidir quais políticas públicas serão implementadas nos próximos anos.

Organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a conferência terá 1.250 delegados, 30% representando o Executivo, 30% os trabalhadores e 30% os empregadores, além de 10% de representantes da entidades da sociedade civil e 250 convidados e observadores.

A conferência se divide em quatro eixos: princípios e direitos, proteção social, trabalho e emprego e tripartismo/diálogo social. Neles, se distribuem temas como igualdade de oportunidades, negociação coletiva, saúde e segurança no trabalho, valorização do salário mínimo, prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, sistema público de emprego, cooperativas e economia solidária. Em vários, o Brasil registrou melhorias nos últimos anos, mas ainda convive com desigualdades e desequilíbrios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário