quarta-feira, 14 de março de 2012

Indústria pernambucana tem 2º melhor crescimento do país, segundo IBGE

A indústria pernambucana teve o segundo melhor crescimento do país entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, revela a última edição da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que a produção do estado no mês em questão cresceu 11,3% sobre o ano passado, atrás apenas de Goiás (25,4%), que liderou o ranking nacional. As médias do Brasil e da região Nordeste foram de -3,4% e 3,8% no período, respectivamente.

Os setores que mais contribuíram para o resultado foram o de metalurgia básica (30%), graças ao aumento na produção de vergalhões de aços ao carbono e chapas e tiras de alumínio, e de produtos químicos (26,8%), em virtude do crescimento da demanda por borracha de estireno-butadieno e de tintas e vernizes para a construção civil.

Em janeiro, o índice mensal da indústria pernambucana assinalou o oitavo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, com crescimento em nove dos onze setores pesquisados.

Por outro lado, as pressões negativas foram assinaladas por alimentos e bebidas (-2,6%) e borracha e plástico (-1,1%), influenciadas em grande parte pela redução na produção de sorvetes, picolés e refrigerantes, no primeiro ramo, e de tubos, canos e mangueiras de plástico, e garrafões, garrafas e frascos de plásticos para embalagem, inclusive PET, no segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário